quarta-feira, 16 de maio de 2007

Pólo aquático


O pólo aquático é um esporte coletivo, semelhante no princípio básico do futebol e handebol. As equipes devem tentar jogar a bola dentro da baliza adversária, defendido pelo guarda-redes, mas é praticado dentro em uma piscina.
O jogo foi oficialmente inventado no fim do século XIX, embora existam esportes ancestrais ao pólo aquático praticados desde o início do século XVIII.Era conhecido como o raguebi aquatico e junto ao futebol, foram os primeiros esportes coleticos oficiais das olimpiadas dos tempos modernos (SILVA, 2007).
Cada equipe é formada por sete jogadores (incluindo o guarda-redes) e seis suplentes, e a quadra de jogo é um piscina de no mínimo 20 e no máximo 30 metros de comprimento — distância entre os dois gols —, no mínimo 10 e no máximo 20 metros de largura e a profundidade mínima de 2 metros. O gol é uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros acima da superfície da água.
As duas regras básicas oficiais são: a bola não pode ser segurada com as duas mãos juntas por qualquer jogador com exceção do goleiro, a bola não pode ser afundada por qualquer jogador.
Existem dois tipo de bola: uma para as mulheres e outra para os homens. A bola tem entre 400 e 450 gramas, e diâmetro entre 68 e 71 centímetros. A exceção do goleiro, não pode ser tocada com as duas mãos pelos jogadores.
Diferentemente do futebol, onde não há limite de tempo, no pólo aquático os times devem executar suas jogadas em 30 segundos. O jogo é dividido em quatro partes de 8 minutos de tempo útil. Os jogadores usam gorros de pano, com protecções para proteger as orelhas, sendo que uma equipe usa gorros brancos e a outra usa gorros azuis. Os gorros dos guarda-redes (goleiros) são vermelhos.
Entre as melhores equipes mundias está a Hungria, Sérvia e Monmtenegro, Espanha, Rússia entre outras. No Brasil o polo aquático ainda é amador mas com fortes equipes como o Clube Athlético Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, Clube Cocô Jundiaiense de Jundiaí SP,Clube Paineiras do Morumby,A Hebraica de São Paulo Botafogo de Futebol e Regatas, Clube de Regatas do Flamengo, Fluminense Football Club, APAUFSC de Floripa e o time Adulto e Juvenil da PUC-RS ...

Nenhum comentário: