quinta-feira, 17 de maio de 2007

Downhill



Downhill ('descida de montanha', traduzindo para o português), é uma modalidade do Mountain Bike nascida na Califórnia na segunda metade da década de 70. Ciclistas hippies da época, cansados do uso da bicicleta somente no asfalto, se encontravam nas montanhas de Marin County, perto de San Francisco, Califórnia, para despencar montanha abaixo. Para isso eles utilizavam bikes tipo cruiser (muitas delas da marca Schwinn) e as adaptavam para o uso fora de estrada, utilizando pneus mais largos e freios mais potentes. Entre estes pioneiros do MTB estavam nomes como Gary Fischer, Tom Ritchey, Joe Breeze, Charlie Kelly entre outros. Hoje em dia, todos eles são empresários da indústria do Mountain Bike. O DH foi então a primeira modalidade do MTB a ser praticada.


Evolução


As competições de Downhill são recentes, que teve seu primeiro Campeonato Mundial realizado no Colorado (USA), em 1990, e vencido pelo norte americano Greg Herbold. No Brasil, as primeiras competições datam de 1991 eram praticadas com bicicletas para o Cross Country (modalidade, na época, muito mais difundida que o DH). As pistas eram verdadeiros estradões de terra, com trilhas abertas sem grandes obstáculos onde se priorizava a velocidade. Com o tempo, essas pistas foram se tornando mais técnicas com a inclusão de single tracks (trilhas estreitas), pedras, drop-off (degraus altos), gaps (vãos a serem transpostos) e duplos (obstáculo composto de rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas), ou mesas (o mesmo que o duplo só que com o vão preenchido). Fazem parte das dificuldades que também aguçam a técnica do piloto, raízes, valas, erosões e a lama. Estas dificuldades acabaram por desenvolver tecnologicamente a bicicleta e os equipamentos de proteções.


Bicicleta


Atualmente não se pensa em praticar DH, principalmente em competições, sem uma bike com um quadro preparado para aguentar grandes impactos, com suspensões de no mínimo 170mm de curso tanto na roda traseira como na dianteira, freios a disco de acionamento hidráulico (fluído de freio, ao invés de cabos de aço) e pneus largos com compostos macios para maior aderência ao terreno. Aliás, o desenho dos pneus difere conforme o terreno a ser utilizado, como terreno seco ou molhado/lama. Além disso, na bicicleta de DH não existe o câmbio dianteiro. No seu lugar é instalado uma guia de corrente, que tem a missão de manter a transmissão funcionando apesar de todas as trepidações que a pista transmite à bike.


Prova


A competição de DH compreende somente descida, em trilhas com obstáculos naturais e artificiais (a UCI exige que os obstáculos naturais sejam grande maioria) com a distância mínima de 1,5km e de no máximo 3km. O tempo mínimo de prova para cada atleta precisa ser de no mínimo 2:30 e no máximo 6 minutos. Os competidores saem um a um com intervalo pré-definido pela organização (que geralmente opta por um minuto) e tem o seu tempo cronometrado. É uma competição Contra o Relógio, na qual o vencedor é o atleta que percorreu o percurso no menor tempo, caracterizando um desporto de muita explosão e grande habilidade técnica.

O Futuro


A Bicicleta de Downhill exige o maior desenvolvimento tecnológico dentre todas as modalidades do ciclismo e este é um dos responsáveis pelo fascínio que este esporte causa nas pessoas. Hoje em dia estuda-se a geometria do quadro, materias e ligas mais leves e resistentes, controle de curso de suspensões através de ar ou óleo, freios de acionamento hidráulico com regulagens de modulação(freio mais progressivo ou mais "estanque"), etc. Atualmente, as indústrias estão entrando numa nova era com estudos afim de eliminar o câmbio traseiro (muito suscetível à falhas). A Honda (empresa japonesa de carros e motos) tem um protótipo (RN-01) que compete em todo o circuito internacional onde o grande diferencial é o sistema de marchas internas localizado no centro do quadro (Gear Box). Outras empresas, como a Hayes (freios), B-one e GT também começam a engatinhar nesta tecnologia. Neste assunto, para o Downhill não existem limites, pois se compararmos uma bicicleta de 5 anos atrás com as atuais veremos grandes diferenças. Se aumentarmos esse intervalo, não seremos capazes de associar uma bike de 10 anos atrás com as de hoje. Assim sendo, não se tem idéia de como será o design e quais as tecnologias serão empregadas nestas verdadeiras máquinas daqui a 5 anos. sao mm dahs



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